20/11/2013

Torneio de Xadrez na Escola EB 2-3 Rio Arade

Dia Mundial do Xadrez

No dia 20 de novembro realizou-se na Escola EB 2/3 Rio Arade um encontro comemorativo do "Dia Mundial do Xadrez", anualmente consagrado ao grande jogador cubano José Raul Capablanca (Havana, 19 de novembro de 1888 — Nova Iorque, 8 de março de 1942)

Estiveram presentes 7 jogadores que aproveitaram a ocasião para testarem os conhecimentos e habilidades através de jogos rápidos, num sistema de todos contra todos. O objetivo foi o de permitir informar e corrigir aberturas e defesas, bem como planos de jogo.

Voltando a Capablanca, aprendeu a jogar aos 4 anos apenas observando os jogos do seu pai. Com 12 anos derrotou o campeão de Cuba, Juan Corzo. Aos 20 anos venceu o campeão dos EUA, Frank Marshall. Em 1921 tornou-se campeão do mundo ao vencer o então campeão Emanuel Lasker, título que manteve até 1927.

Capablanca é considerado como um dos melhores jogadores de todos os tempos. Ficou conhecido com “máquina humana” devido à rapidez em analisar posições, de cometer poucos erros, e de dominar os finais e o estilo posicional. Tinha um enorme talento natural, pelo que dedicava pouco tempo ao estudo e à preparação das competições.

Em toda a sua carreira Capablanca perdeu menos de 50 partidas em jogos oficiais, conseguindo manter-se invicto durante 8 anos consecutivos, com uma série de 63 jogos sem perder.

Para evitar que o xadrez se tornasse aborrecido devido aos empates, Capablanca inventou uma modalidade em que o tabuleiro passava de 8 por 8, para 10 por 8. Desta forma aumentava a complexidade do jogo, obrigando os jogadores a pensarem mais para conseguirem ganhar uma partida.


Os alunos participantes puderam assim colocar em prática de forma saudável os seus conhecimentos desta modalidade, tão nobre!
Muitos parabéns a todos estes alunos!


Sem comentários:

Enviar um comentário