30/09/2016

Dia Mundial da Música


Música, a magia dos sons

No dia 01 de Outubro comemora-se, em todo o mundo, o  Dia Mundial da Música, uma arte que é preciso aprender a apreciar, tal como a pintura, o desenho e a escultura.


Uma ciência pela forma engenhosa como combina o ritmo, a melodia e acaba o seu belo quadro com harmonia.

Qualquer que seja a forma e o estilo, a música é a magia que entrelaça os sons com os silêncios, deixando no ar o fascínio e a grandeza da criação.

Foram os gregos que estabeleceram as bases para a cultura musical do Ocidente.  

A própria palavra música nasceu na Grécia, onde "Mousike" significava "A Arte das Musas". 

Era uma arte que abrangia, ao mesmo tempo, a poesia e a dança, e todas eram praticadas de modo integrado.  

Por exemplo os poemas recitavam-se com acompanhamento musical da Lira, daí o nome "Lírica" para denominar esse género poético.  

Os instrumentos principais eram a cítara, a lira e o aulos (instrumento de sopro).

Os gregos atribuíam aos deuses a sua música, definindo-a como uma criação integral do espírito, um meio de alcançar a perfeição.

O desenvolvimento da música paralelamente ao próprio desenvolvimento das cidades gregas, fez com que surgissem teorias filosóficas que procuravam compreender o seu significado e importância.

A data de 01 de Outubro, para comemorar o Dia Mundial da Música, foi instituída em 1975 pelo International  Music  Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, e que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

A proposta de consagração de um dia do calendário para celebrar a Música veio do violinista Yehudi Menuhin, um pioneiro da música desaparecido em 1999.


Esta proposta tinha como objectivo a promoção da arte musical em todas as suas vertentes, evolução de culturas, paz, amizade e sempre, sempre muito divertimento.

Em Portugal esta efeméride é celebrada em muitos locais com a realização de concertos e outras apresentações em que a música é o elemento principal.


Retirado do HardMúsica

Sem comentários:

Enviar um comentário