oncha Lopéz Narvaez é um nome bem conhecido em Espanha, é uma escritora de contos infantis, nasceu em Sevilha no dia 27 de agosto de 1939.
Estudou filosofia na Universidade de Sevilha e recebeu um diploma na especialidade de História Americana.
Foi professora durante vários anos no ensino secundário e conciliou isso com a pesquisa histórica.
Cada vez mais rendida à escrita deixou a escola e dedicou-se completamente à escrita.
O primeiro livro escrito pela autora que fora publicado em 1984 tratava-se de uma história, um romance histórico, para os jovens, cujo nome era “A Terra do Sol e da Lua”, Concha Lopéz dedicou a sua vida a histórias para jovens entre muitas estão: “O amigo oculto” é um romance mas diferente porque este era um romance misterioso publicado em 1985, “Hill Edeta” em 1986,”A árvore de aves voadoras” em 1987, “Endrin e secretas do peregrino” entre muitas outras.
Este livro encontra-se na biblioteca “A lenda do viajante que não podia parar” é uma obra desta autora é um livro que retrata a vida de um pequeno rapaz que viajava nas asas da imaginação…
Com todas estas obras e outras a autor recebeu o prémio Lazarillo em 1984 e CIEC em 1987 e 1990.
Foi finalista quatro vezes do National Book Award e nomeada para Prémio Andersen em 1986.
Também foi presidente da Associação Espanhola de Amigos da Criança e da Juventude, e vice-presidente OEPLI (Seção Espanhola de IBBY).
Concha Lopéz Narvaez casada com Carmelo Salmerón escreveu com ele grandes obras que agora traduzidas nós podemos ler e apreciar os seus contos infantis.
Termino a sua biografia com uma sugestão para que conheçam a sua obra exposta na biblioteca e a apreciem.
Espero que gostem.
Sem comentários:
Enviar um comentário